10 de fevereiro de 2013

Problemas Para Dormir?


Este é um sintoma frequente principalmente entre as mulheres. A insônia é uma alteração do sono caracterizada por dificuldade de iniciar o sono. As estratégias para "fazer o sono chegar" variam de, desde banho morno, leite morno, ler um livro, ligar a televisão, responder mensagens no computador e a pessoa acaba criando uma rotina noturna e ficando cada vez mais ansiosa.

As causas de insônia são muitas, principalmente o estresse que mantém os níveis de cortisol elevados no sangue e nos impede de relaxar. Entre as mulheres os desequilíbrios hormonais , com ondas de calor frequentes as impede de dormir e interrompe o sono várias vezes durante a noite. De maneira geral, a causa mais comum, está relacionada com o estilo de vida e os hábitos alimentares.

O estresse crônico, como já falei gera ansiedade e um pensamento voltado para resolver o problema, com isso o cérebro não relaxa. O consumo excessivo de pimenta, mostarda, noz moscada, cafeína, refrigerantes, chá preto, chá verde e chocolate também influenciam no padrão do sono porque estes alimentos contém substâncias que aumentam os níveis de catecolaminas no sangue( substâncias estimulantes que nos mantém ativos). Alguns medicamentos também nos ajudam a manter acordados, entre eles os diuréticos, medicamentos para asma, alguns anti hipertensivos e antidepressivos. Por isso temos que ter uma estratégia.

As ervas são bons aliados e eu recomendo beber um chá de camomila ou maracujá no jantar, e esquecer os refrigerantes. Tente não beber nenhuma bebida com cafeína depois das 16 horas, nem chocolate. Evite também deitar com o estômago muito cheio ou com fome. Coma sempre uma salada com bastante alface, nozes ou castanha e azeite. As raízes contêm os minerais que ajudam o nosso corpo a relaxar. Portanto uma batata, ou inhame, ou batata doce, ajudam muito no cardápio noturno. A banana é fonte de triptofano, se gostar de fazer um lanche à noite, coma sempre uma banana assada e coloque uma colher de aveia ou, se tiver problemas com as ondas de calor noturna, pode colocar 1 colher de sopa de soja em pó. Além de melhorar estes sintomas, o sono vai chegar mais rápido e o intestino vai funcionar muito bem no dia seguinte.

Eu também tenho uma receita para os insones: Bata no liquidificador 1 colher sopa de semente de linhaça, 4 amendoas, 1 colher de sopa de semente de abóbora, 1 colher de chá de mel, com leite de soja ou se preferir, com água. Uma hora antes de dormir dê uma amornada nesta mistura e beba. Voce estará aumentando os níveis de serotonina no cérebro e o sono vai chegar mais rápido.

Como podem ver, eu também tenho uma receita!

Depressão Leve



Nunca se consumiu tanto antidepressivo como agora. Diante de qualquer perda, ansiedade ou frustração, as pessoas, inclusive crianças, estão tomando tranqüilizantes, antidepressivos ou outra medicação controlada. Os antidepressivos naturais não são indicados para os casos depressivos graves, mas diante de uma tristeza, frustração ou depressão leve, eles podem funcionar melhor que muitos medicamentos sintéticos controlados.

Quando a pessoa tem desânimo para encarar um novo dia ou acorda cansada, é preciso investigar se existe falta de vitaminas. Geralmente a deficiência das vitaminas B12, B6 ou do ácido fólico, costuma levar a esse estado de tristeza sem nenhuma causa aparente. Nestes casos é recomendável dosar os níveis destas vitaminas, principalmente da B12 e iniciar uma suplementação. Costumamos encontrar essas deficiências em adolescentes ou mulheres jovens que fazem uso de anticoncepcionais e não se preocupam muito com a alimentação. Outra causa comum de desânimo é a deficiência de ferro, que ocorre principalmente nas mulheres que têm uma grande perda de sangue todos os meses através da menstruação. Neste caso o antidepressivo não vai adiantar nada, o que vai levantar o ânimo é um suplemento à base de ferro.

Outra maneira simples de melhorar o ânimo de muita gente é combinar uma boa alimentação com exercícios físicos. Toda atividade física ajuda a liberar endorfinas, que são os nossos antidepressivos naturais, porém quando não se tem vontade de fazer absolutamente nada o melhor é procurar uma atividade física mais prazerosa. Gosto muito de sugerir caminhadas leves ou qualquer tipo de dança, principalmente porque melhora a circulação e o fluxo de energia para todos os órgãos, inclusive para o cérebro. Embora não existam estudos que possam comprovar essas respostas energéticas os resultados são muito rápidos.

Os antidepressivos naturais são aqueles capazes de aumentar a liberação dos neurotransmissores relacionados ao bem estar, humor e padrão de sono. É de uma planta africana, Griffonia simplicifolia, que o 5-hidroxi triptofano(5HT) é extraído e há muitas evidências científicas que a suplementação de 5HT ajuda nestes casos de depressão leve. O triptofano é o precursor da serotonina o neurotransmissor do prazer. Entre os alimentos as melhores fontes são as carnes, laticínios, cacau e banana.

Outro tratamento natural para quem sofre de insônia e ansiedade é a erva de São João, cujo princípio ativo é capaz de aumentar tempo de ação da serotonina nos seus receptores. A Valeriana (Valeriana officinalis) é outro fitoterápico muito usado para tratar ansiedade, insônia e depressão leve. Mais natural ainda é o suco de maracujá, que contém o benzodiazepínico natural Passiflorina, que relaxa e induz o sono naturalmente. Diante de uma depressão leve o que eu posso aconselhar é que se tente usar algum destes fitoterápicos supervisionado por médico, antes de partir para um tratamento com medicamento controlado. Todos esses recursos não causam dependência química e o melhor, não pesam no bolso.

O Perigo da Desidratação

A água representa 60% do total do peso de um adulto, isto quer dizer que, quem pesa 70 quilos tem 40 litros de água. A maioria da água que entra no organismo vem dos líquidos e alimentos que ingerimos. Na temperatura ambiente perdemos em média, 1500 ml de água pela urina, 200 ml nas fezes e 100 ml pelo suor. Os rins são os responsáveis pelo mecanismo que regula o volume de urina que temos que eliminar e com isso ele se livra também da uréia, do excesso de glicose, sódio, potássio e outros eletrólitos. Nas pessoas saudáveis os rins são muito sensíveis às mudanças da dieta, principalmente do sal e da quantidade de líquido que bebemos, eles compensam variando o volume e a concentração da urina.

Nos dia de muito calor, essa homeostase fica comprometida. Mesmo quem não se exercita perde muito líquido através do suor. Esta perda pode chegar em algumas pessoas a quase meio litro de água por hora e esse líquido tem que ser reposto! Os rins nesta situação passam a filtrar menos urina e o volume diminui consideravelmente. Para garantir uma eliminação adequada de uréia, potássio e sódio os rins têm que excretar um mínimo de 300- 500 ml de urina, mas, com um volume reduzido, esse mecanismo de excreção fica comprometido. A água é importante nas estruturas, na função do sistema circulatório e na manutenção da temperatura do corpo.

Quem mais sofre nesses dias de muito calor são as crianças, que não sabem ou se esquecem de pedir água e os idosos que normalmente têm um declínio na capacidade de concentrar a urina e um distúrbio na regulação da sede, de modo que, normalmente bebem pouca água. Associado a esse quadro próprio da idade, a maioria usa diuréticos, por isso se desidratam mais facilmente.

A criança desidratada fica febril, com a mucosa da boca ressecada, olhos fundos e com taquicardia. Os idosos além desses sinais ficam agitados, têm tonteira quando se levantam rapidamente, alteração da pressão ortostática, ficam confusos e desorientados. A perda de 20% da água do organismo pode causar lesão renal e morte.

Nesses dias de muito calor é muito importante dar frutas, verduras, legumes e muito líquido principalmente para as crianças e idosos. A maioria das frutas é constituída por 80% de água, entre elas se destacam a melancia, melão, manga, uva, kiwi, laranja, abacaxi, pêra, maçã, ameixa, pêssego, morango todas encontradas facilmente em qualquer feira ou supermercado. As refeições devem ser leves, sem frituras, margarinas, com legumes, verduras, saladas de folhas e tomates. Se hidratar com água, água de coco, sucos, gelatina, sorvete de frutas é essencial, no intervalo das refeições. Esses conselhos são úteis para toda família, porque o calor está insuportável.

Intolerância à Lactose


Não tem nada a ver com alergia à proteína do leite, porque não há participação do sistema imune nem produção de anticorpos, as imunoglobulinas. A má digestão da lactose é causada pela diminuição na capacidade de hidrolisar a lactose em glicose e galactose no intestino. A enzima responsável por esta reação é a Lactase, que na maioria dos mamíferos, diminui na parede intestinal após o desmame. Nos homens o nível da enzima Lactase se eleva ao nascer, mas aos 5 anos de idade começa a cair. Nenhum animal continua bebendo leite a vida toda, exceto o homem. Todos os leites de mamíferos têm lactose. Em 100 ml de leite materno temos 7 g de lactose, 100 ml de leite de cabra, tem 4,4 g e 100 ml de leite de vaca desnatado tem 4,9 g. Entre os queijos, o cheddar e os de cabras são os que têm a menor quantidade.

Algumas pessoas nascem com deficiência de Lactase, neste caso a deficiência é congênita, primária. Doenças que danificam a parede intestinal como parasitoses, enterites infecciosas, doenças inflamatórias intestinais e antibioticoterapia prolongada podem causar uma deficiência secundária de lactase.

Se a lactose não for devidamente hidrolisada, ela não é absorvida no intestino delgado. No cólon é fermentada pelas bactérias intestinais para formar ácidos graxos de cadeia curta, gás carbônico e hidrogênio. Estes gases causam distensão abdominal, dor e o aumento da acidez no cólon, provoca uma grande secreção de líquidos deixando as fezes amolecidas e diarréicas. As fezes geralmente são volumosas e espumosas e mesmo com o quadro crônico de formação de gases, a pessoa não para de consumir laticínios. Em geral o que predomina é o quadro diarréico, mas a produção de gás metano pode diminuir a motilidade intestinal e neste caso em vez de diarréia temos prisão de ventre.

Com o tempo as queixas mudam. As pessoas intolerantes à lactose podem desenvolver alergia à proteína do leite, porque o epitélio intestinal está sendo constantemente agredido pelo excesso de fermentação. Os sintomas variam desde uma simples dor de cabeça, dores articulares, cansaço, a déficit de concentração e vertigens. É muito difícil associar estes sintomas a um simples alimento, principalmente quando se trata do alimento que a pessoa costuma consumir com muita freqüência. Neste caso é importante fazer um histórico alimentar, excluir totalmente os laticínios da dieta e lembrar que em muitos alimentos o leite pode estar embutido. A maioria das pessoas intolerantes, após uma dieta de exclusão, consegue tolerar 1 copo de leite por dia ( 12 g de lactose), mas a reintrodução tem que ser gradual e fracionada ao longo do dia. Já existe no mercado leite com baixo teor de lactose, mas não adiante beber este leite e continuar comendo queijos, pizzas, pão de queijo no lanche, chocolate e sorvetes à base de leite!

Carnaval e Diabetes

     
Milhões de brasileiros se preparam neste momento para o carnaval.
Para uns, o merecido descanso, para outros expectativa de festa, descontração e alegria. Se considerarmos que aproximadamente 10 a 12% da população de 30 a 69 anos de idade é portadora de diabetes encontraremos que milhões desses brasileiros são portadores de diabetes. Nessa época sempre se recomenda cautela para que os excessos não estraguem a festa ou a tranqüilidade em praias, sítios etc. Para quem é portador de diabetes algumas recomendações importantes para um carnaval sem surpresas.
1 . Esteja certo que o controle de sua glicose está bom nem que qualquer outra condição de sua saúde possa comprometer o seu bem estar.
2 . Verifique se seus medicamentos estão na quantidade necessária para o período de carnaval especialmente se você irá viajar para qualquer local.
3 . Esteja certo que viajando ou permanecendo em casa terá os alimentos necessários para manter uma alimentação saudável.
4 . Mantenha as refeições nos horários habituais e se isso não for possível tenha sempre disponível um lanche que lhe permita aguardar a próxima refeição. Ao se alimentar na rua tenha cuidado com os alimentos a serem consulidos. Não omita refeições, principalmente se você usar insulina.
5 . Use roupas leves, beba água de boa procedência a vontade e se consumir alguma bebida alcoólica, faça em pequena quantidade.
6 . Use um calçado adequado e não ande descalço.
Por fim as recomendações de sempre, moderação na bebida alcoólica, cuidado no transito ou na estrada, use camisinha e tenha um bom descanso ou uma alegre folia.