10 de fevereiro de 2013

O Perigo da Desidratação

A água representa 60% do total do peso de um adulto, isto quer dizer que, quem pesa 70 quilos tem 40 litros de água. A maioria da água que entra no organismo vem dos líquidos e alimentos que ingerimos. Na temperatura ambiente perdemos em média, 1500 ml de água pela urina, 200 ml nas fezes e 100 ml pelo suor. Os rins são os responsáveis pelo mecanismo que regula o volume de urina que temos que eliminar e com isso ele se livra também da uréia, do excesso de glicose, sódio, potássio e outros eletrólitos. Nas pessoas saudáveis os rins são muito sensíveis às mudanças da dieta, principalmente do sal e da quantidade de líquido que bebemos, eles compensam variando o volume e a concentração da urina.

Nos dia de muito calor, essa homeostase fica comprometida. Mesmo quem não se exercita perde muito líquido através do suor. Esta perda pode chegar em algumas pessoas a quase meio litro de água por hora e esse líquido tem que ser reposto! Os rins nesta situação passam a filtrar menos urina e o volume diminui consideravelmente. Para garantir uma eliminação adequada de uréia, potássio e sódio os rins têm que excretar um mínimo de 300- 500 ml de urina, mas, com um volume reduzido, esse mecanismo de excreção fica comprometido. A água é importante nas estruturas, na função do sistema circulatório e na manutenção da temperatura do corpo.

Quem mais sofre nesses dias de muito calor são as crianças, que não sabem ou se esquecem de pedir água e os idosos que normalmente têm um declínio na capacidade de concentrar a urina e um distúrbio na regulação da sede, de modo que, normalmente bebem pouca água. Associado a esse quadro próprio da idade, a maioria usa diuréticos, por isso se desidratam mais facilmente.

A criança desidratada fica febril, com a mucosa da boca ressecada, olhos fundos e com taquicardia. Os idosos além desses sinais ficam agitados, têm tonteira quando se levantam rapidamente, alteração da pressão ortostática, ficam confusos e desorientados. A perda de 20% da água do organismo pode causar lesão renal e morte.

Nesses dias de muito calor é muito importante dar frutas, verduras, legumes e muito líquido principalmente para as crianças e idosos. A maioria das frutas é constituída por 80% de água, entre elas se destacam a melancia, melão, manga, uva, kiwi, laranja, abacaxi, pêra, maçã, ameixa, pêssego, morango todas encontradas facilmente em qualquer feira ou supermercado. As refeições devem ser leves, sem frituras, margarinas, com legumes, verduras, saladas de folhas e tomates. Se hidratar com água, água de coco, sucos, gelatina, sorvete de frutas é essencial, no intervalo das refeições. Esses conselhos são úteis para toda família, porque o calor está insuportável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário