15 de abril de 2012

Problemas para dormir?

Este é um sintoma frequente principalmente entre as mulheres. A insônia é uma alteração do sono caracterizada por dificuldade de iniciar o sono. As estratégias para "fazer o sono chegar" variam de, desde banho morno, leite morno, ler um livro, ligar a televisão, responder mensagens no computador e a pessoa acaba criando uma rotina noturna e ficando cada vez mais ansiosa.
As causas de insônia são muitas, principalmente o estresse que mantém os níveis de cortisol elevados no sangue e nos impede de relaxar. Entre as mulheres os desequilíbrios hormonais , com ondas de calor frequentes as impede de dormir e interrompe o sono várias vezes durante a noite. De maneira geral, a causa mais comum, está relacionada com o estilo de vida e os hábitos alimentares.
O estresse crônico, como já falei gera ansiedade e um pensamento voltado para resolver o problema, com isso o cérebro não relaxa. O consumo excessivo de pimenta, mostarda, noz moscada, cafeína, refrigerantes, chá preto, chá verde e chocolate também influenciam no padrão do sono porque estes alimentos contém substâncias que aumentam os níveis de catecolaminas no sangue( substâncias estimulantes que nos mantém ativos). Alguns medicamentos também nos ajudam a manter acordados, entre eles os diuréticos, medicamentos para asma, alguns anti hipertensivos e antidepressivos. Por isso temos que ter uma estratégia.
As ervas são bons aliados e eu recomendo beber um chá de camomila ou maracujá no jantar, e esquecer os refrigerantes. Tente não beber nenhuma bebida com cafeína depois das 16 horas, nem chocolate. Evite também deitar com o estômago muito cheio ou com fome. Coma sempre uma salada com bastante alface, nozes ou castanha e azeite. As raízes contêm os minerais que ajudam o nosso corpo a relaxar. Portanto uma batata, ou inhame, ou batata doce, ajudam muito no cardápio noturno. A banana é fonte de triptofano, se gostar de fazer um lanche à noite, coma sempre uma banana assada e coloque uma colher de aveia ou, se tiver problemas com as ondas de calor noturna, pode colocar 1 colher de sopa de soja em pó. Além de melhorar estes sintomas, o sono vai chegar mais rápido e o intestino vai funcionar muito bem no dia seguinte.
Eu também tenho uma receita para os insones: Bata no liquidificador 1 colher sopa de semente de linhaça, 4 amendoas, 1 colher de sopa de semente de abóbora, 1 colher de chá de mel, com leite de soja ou se preferir, com água. Uma hora antes de dormir dê uma amornada nesta mistura e beba. Voce estará aumentando os níveis de serotonina no cérebro e o sono vai chegar mais rápido.
Como podem ver, eu também tenho uma receita!

Nenhum comentário:

Postar um comentário