15 de abril de 2012

Maracujá, o calmante brasileiro

Maracujá, o calmante brasileiro
Quem não conhece alguma pessoa que usa medicamentos para ansiedade, para dormir ou para depressão? É raro encontrar pessoas que não fazem uso de alguns desses medicamentos. Antigamente a solução para esses males, era caseira e o maracujá era o remédio mais indicado.
O maracujá é um fruto perene, fácil de plantar e de safra praticamente ininterrupta no nordeste e nas regiões mais quentes. Na região sul, a época de maior oferta vai de fevereiro a maio e nada melhor do que aproveitar este momento para saborear esta deliciosa fruta brasileira.
Quando os espanhóis exploravam a America do Sul, eles descobriram que os índios usavam a folha do maracujazeiro como sedativo. O nome maracujá (maracuya) é indígena e quer dizer “alimento na cuia”, mas logo foi batizada de “passionfruit”, “fruto da paixão,” pelos missionários católicos, porque as flores eram semelhantes a símbolos religiosos.
O sulco da polpa gelatinosa, tão apreciado para preparar sucos, é uma boa fonte de vitamina A e C, fósforo, cálcio e potássio e toda mãe sabe que ele é também um excelente calmante. Nada melhor do que um copo de suco de maracujá para fazer uma criança hiperativa dormir como um anjo. O responsável por este efeito tranqüilizante, cientificamente comprovado, é a passiflorina encontrada nas folhas e na polpa, que tem ação semelhante aos benzodiazepínicos usados para induzir o sono e controlar a ansiedade. Ela tem um efeito sedativo sobre o sistema nervoso central, diminui a pressão arterial e é também um diurético leve. Como a casca é grossa a polpa fica bem protegida dos agrotóxicos, o que rende bons sucos, sorvetes, doces, musses, geléias, molhos, caipirinhas e tudo o que a imaginação permitir.
A semente também é um vermífugo natural e pode ser ingerida com suco da polpa triturada com água no liquidificador. Ela não deve ser consumida por pessoas que tenham doença diverticular.
Quem não gostar do suco pode preparar o chá com a folha do maracujá que vai obter o mesmo efeito tranqüilizante. Como todo medicamento, ele deve ser usado com moderação principalmente porque pode abaixar a pressão nas pessoas mais sensíveis.
Aquela parte branca que fica aderida na casca é outro medicamento milagroso para os diabéticos. Sabemos que a suplementação de dieta com fibras solúveis é uma importante medida terapêutica no tratamento de pessoas diabéticas e obesas. Pesquisadores brasileiros demonstraram que a farinha obtida da casca tostada e moída, por ser rica em pectina que se transforma num gel no intestino, é capaz de controlar a glicemia e aumentar a sensação de saciedade.
Como se não bastasse tantas propriedades, a crisina, um antioxidante encontrado no maracujá, ajuda a aumentar os níveis de testosterona, sendo indicada para aumentar a libido em ambos os sexos. Em resumo, essa fruta acalma e incendeia!

Um comentário:

  1. Jamais achei que houvessem tantos benefícios no maracujá. Adoro a fruta e consumo sempre que posso mas a utilização da folha pra chá e a pectina da casca foram uma surpresa. Aliás, eu tenho várias receitas de
    sucos com combinações de maracujá e outros alimentos funcionais neste endereço. Venham visitar e deixar um comentário.

    ResponderExcluir