14 de abril de 2012

Flora intestinal e as doença

Cada dia me convenço mais que as alterações e disturbios da flora intestinal estão associadas com várias doenças fora do trato gastrointestinal. Em doenças como fibromialgia, síndrome da fadiga cronica, alergias, rinite, cistite de repetição, artrite, dermatite e até asma, devemos, além de fazer uma extensiva história clínica, valorizar os hábitos alimentares e prestar mais atenção ao funcionamento do intestino, à digestão e aos sintomas gastrointestinais que estas pessoas apresentam.
Todas as doenças inflamatórias intestinais são profundamente influenciadas por uma flora intestinal desequilibrada, daí a necessidade de manter sempre uma flora saudável no intestino. Excesso de gases, desconforto gástrico, ou sensação de estomago cheio, prisão de ventre ou diarréia de repetição, são sinais que alguma coisa está errada com a flora do intestino. As bactérias comensais probióticas, que habitam um intestino saudável competem com as patogenicas (as que podem trazer doenças), modulam o sistema imune, produzem energia e equilibram a fermentação.
A palavra probiótica é derivada do grego e significa "para a vida". Ela foi usada pela primeira vez em 1965 em oposição ao termo antibiótico. Mais tarde foi definida a preparação probiótica, que deveria ter microrganismos em número suficientes para modificar a flora intestinal alterada. Um probiótico tem que ser de origem humana, não ser patogenico, ser resistente aos ácidos gástricos e biliares, aderir ao epitélio intestinal , ser capaz de colonizar o sistema gastrointestinal, mesmo que seja por um curto período, e trazer benefícios para o organismo. As bactérias probióticas mais comuns são os lactobacilos, as bifidobacterias e os saccharomyces. A suplementação probiótica tem se mostrado eficaz no tratamento de diarréias, inclusive as virais e a do viajante, na prevenção de alguns tipos de câncer, do H. pylori e na melhora dos sintomas da enterocolite necrotizante, e das doenças inflamatórias intestinais, porque ajudam a combater a inflamação e a restabelecer a flora. Nas crianças a suplementação probiótica é útil para prevenir as dermatites atópicas , a seborreica e as otites de repetição porque ajuda a coriigir um dos fatores responsáveis por estas doenças, que é a permeabilidade intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário