16 de abril de 2012

Alimentos que viciam

Algumas pessoas se queixam que não conseguem ficar sem consumir alguns alimentos e por este motivo não emagrecem. Na verdade os alimentos que causam mais prazer e trazem mais energia são os que mais viciam e engordam. Um deles é o chocolate, por ter feniletilamina e teobromina causa euforia, aumenta a freqüência cardíaca e a pessoa fica viciada nestes sintomas.
O maior problema é a glicose, por ser o mais importante carboidrato da dieta absorvido pala corrente sanguínea e o principal combustível para a fabricação de energia. Toda energia proveniente da oxidação dos carboidratos disponíveis no sangue é usada para as todas as funções do organismo. Algumas vezes ela pode ser convertida a outros carboidratos que desempenham funções semelhantes como o glicogênio para ser armazenada no fígado, neste caso ela será usada quando não tiver glicose disponível circulante. É uma verdadeira dispensa de glicose para quem faz atividade física! Outra forma de armazenamento é o triacliglicerol ( também conhecido como gordura), que são ésteres de do álcool glicerol e ácidos graxos.

O nome álcool diz tudo. Quem come muito alimento rico em açúcar acaba ficando viciado na euforia que ele dá no início e em seguida tem uma queda de energia. É semelhante ao que ocorre quando a pessoa bebe uma bebida com álcool. Eu costumo dizer que a melhor maneira de se livrar do vício dos alimentos que contenham açúcar ou carboidrato simples, como farinha de trigo refinada (que é quase a mesma coisa) é se controlar e ficar sem consumir um bom tempo. Se o alcoólatra para parar de beber tem que parar com o álcool, o glicólatra tem que fazer o mesmo! Não adianta tentar substituir por barrinhas de cereais diet, balas e chicletes diet, porque esses “falsos doces” deixam o cérebro viciados no sabor. O melhor mesmo é comer direito e alimentos que não contenham tantos carboidratos de absorção rápida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário