16 de fevereiro de 2012

Álcool X Diabetes

O álcool está em toda parte - quando a família se reúne, em churrascos, após o jogo de futebol, nas festas. O que você vai tomar? Alguém pergunta. Se você tem diabetes, o que diz?

Depende. Faça 3 perguntas básicas a si próprio:

1 - Meu diabetes está sob controle?
2 - Será que meu médico concorda que estou livre de problemas de saúde que podem piorar com o álcool, como dano dos nervos ou pressão alta?
3 - Eu sei como o álcool pode afetar a mim e ao diabetes?

Se você disse “sim” para todas as questões, está OK, em tomar uma dose de bebida ocasional. Mas, o que significa bebida ocasional? A American Diabetes Association recomenda somente 2 doses para os homens e somente 1 dose para as mulheres. Esta recomendação é a mesma para quem não tem diabetes.

Seu Corpo e o Álcool

O álcool age muito rápido no sangue sem ser metabolizado em seu estômago. Em menos de cinco minutos após tomar uma bebida, há álcool suficiente em seu sangue para ser medido. De 30 a 90 minutos após tomar uma bebida, o álcool na corrente sanguínea está no mais alto nível.

O fígado faz o trabalho maior para metabolizar o sangue que está em seu corpo. Mas necessita de tempo. Pode levar aproximadamente 2 horas para metabolizar cerveja ou outra bebida.

Se você bebe mais rápido do que seu fígado consegue metabolizar, o excesso de álcool se movimenta pela corrente sanguínea para outras partes do corpo. As células do cérebro são os alvos mais fáceis.

O Risco de Baixar o Açúcar no Sangue

Se você tem diabetes e toma injeções de insulina e/ou pílulas, você corre o risco de ter hipoglicemia quando tomar alguma bebida alcoólica. Para se proteger nunca tome álcool com o estômago vazio. Planeje beber durante uma das refeições ou após um lanche.

Como o álcool aumenta as chances de ter hipoglicemia? Tem haver com seu fígado.

Normalmente, quando os níveis do açúcar no sangue começam a cair, seu fígado entra em ação. Ele trocará o carboidrato armazenado em glicose. Em seguida ele manda a glicose para o sangue, o que o ajuda a evitar ou tornar mais lenta a reação de queda do açúcar no sangue.

Porém, quando o álcool entra em seu sistema, isto muda. O álcool é uma toxina. Seu corpo reage ao álcool como se fosse veneno. O fígado quer tirá-lo do sangue rapidamente. De fato, o fígado não enviará a glicose novamente até ter dominado o álcool. Se o nível de seu açúcar no sangue estiver caindo rapidamente, você pode acabar com uma quantidade mínima de açúcar no sangue.

Por este motivo que beber mais de 2 doses (homens) e mais que 1 dose (mulheres), com o estômago vazio pode levar a uma hipoglicemia.

Quando você mistura álcool com exercício, você aumenta o risco de hipoglicemia. Isto acontece porque o exercício ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue. Vamos dizer que você jogou tênis, e tomou uma cerveja após o jogo. Mas nas horas que seguem ao final da partida, seu corpo continua trabalhando. Ele está repondo a energia usada pelos músculos. Para isso, ele limpa a glicose do sangue e a acrescenta ao estoque dos músculos. É por isso que o exercício pode ajudar a baixar o nível de açúcar no sangue.

Se você toma insulina ou medicamentos orais, eles também trabalham para remover o açúcar no sangue. A menos que você coma ou o fígado mande glicose para o sangue você terá hipoglicemia. Se você tomar uma cerveja, o álcool impedirá que o fígado envie glicose. Aí as chances de baixar o açúcar são maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário